Escolha o melhor lugar para se exercitar

O importante é não ficar parado. Com a chegada do verão, não tem desculpa para não se exercitar. As possibilidades se multiplicam com as atividades ao ar livre, que vão desde passear com o cachorro, correr e pedalar até andar de skate, fazer stand-up paddle e praticar esportes como surfe, vôlei, tênis e basquete. É só querer! A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, para pessoas acima de 18 anos, a prática de, no mínimo, 30 minutos de atividade física de cinco a sete dias por semana. Mas o mais importante é que a escolha do exercício se adapte ao estilo de vida e que seja prazeroso. Caso contrário, são muitas as chances de interromper a atividade física. Para facilitar ainda mais a sua vida, reunimos cinco dicas para você se organizar para se exercitar ao ar livre no verão. Veja:


Defina Quais Exercícios Farão Parte da  sua Rotina

Analise as atividades que te dão mais prazer, que mais se adequa ao seu objetivo; emagrecer, manter o peso, ganhar massa muscular; e também ao seu tempo. Exercícios como caminhada, corrida, natação, bicicleta e pular corda podem ser incluídos na sua rotina de forma intercalada, três vezes por semana, por exemplo. 

  Escolha o melhor lugar para se exercitar

Areia, Grama ou Asfalto: Se Vai Correr, Escolha o Melhor Lugar

Se você quer mesmo queimar calorias e trabalhar a musculatura ao máximo, corra na areia. Em função da instabilidade, a areia exige mais do corredor, a pessoa faz mais força, exige mais dos músculos. Ela causa mais alteração no corpo, porque o indivíduo afunda o pé e muda toda a mecânica da corrida, muda a pisada. Correr no asfalto é para quem quer ganhar velocidade. Na areia e na grama se treina resistência. Os tendões não foram feitos para absorver o impacto, mas, sim, para expulsá-lo. Na areia e na grama, esse impacto é absorvido.


O Melhor Horário é Entre 16H e 17H

Entre 16h e 17h há menor risco de lesão e risco de infarto, pois a pressão arterial é menor e a temperatura corporal e capacidade de força e flexibilidade são maiores neste horário.


Beba de 300 ml a 500 ml de Água Antes da Atividade ao Ar Livre

beba água durante o exercício

As academias têm a vantagem de ter sistema de climatização que mantém uma temperatura estável e mais agradável para a prática do exercício. Ao ar livre a atenção com a desidratação é redobrada. Para evitar a desidratação beba de 300 ml a 500 ml de água antes da atividade e 200 a 250 ml a cada 20 minutos.

Use Roupas Leves! Suor Não é Sinônimo de Queimar Gordura

Às vezes, a gente se ilude de que o suor significa que estamos queimando gordura. A transpiração é perda de água e sais minerais e após o treino o corpo repõe o que perdeu em água. Roupas leves, confortáveis e frescas são as ideais para não atrapalhar o exercício. Muitas pessoas acham que quanto mais suor, mais está ‘queimando’ gordura. Mas roupas quentes e pesadas, na verdade, bloqueiam a saída de suor e podem causar desidratação, pressão baixa e até desmaios.